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Descubra os tipos de clientes: Faça com que eles amem sua marca

Durante um atendimento ao cliente, você pode encontrar diferentes tipos de clientes.


Portanto, é importante aprender a reconhecê-los para estar preparado para lidar com eles.

Além disso, desta forma também garantimos que a qualidade do serviço ao cliente que você presta seja de qualidade para todos.


Então, nas linhas a seguir vamos tratar dos tipos de clientes, que eu pessoalmente acredito, todas as empresas terão que enfrentar em algum momento. Além disso, veremos qual é a melhor maneira de abordá-los.


Cliente ocupado

Esse tipo de cliente é um dos mais comuns no atendimento, essas pessoas vão deixar claro para você desde o primeiro momento que não têm tempo para conversar.


Isso pode ser verdade, já que como todos sabem, o ritmo de vida hoje é super corrido.

No entanto, há também a outra parte e isso pode ser apenas uma desculpa.


Solução: Deixe claro que você aprecia o tempo dele, caso ele não desligue, e seja curto e direto ao ponto.


Forneça informações curtas, mas especifique que serão relevantes e convincentes.

Agora, caso o cliente queira desligar a ligação, ofereça gentilmente que você pode ligar de volta em um horário conveniente para ele.


Cliente apático

Esse tipo de cliente nunca vai faltar, essas pessoas podem estar prestando atenção no que você está dizendo, mas na realidade elas não estão interessadas ou não querem parecer interessadas.


Esses clientes são inexpressivos e não demonstram nenhuma emoção em relação às informações apresentadas a eles.


Solução: Para atender esses usuários é preciso sempre manter o otimismo deles, gerar perguntas para que a conversa se torne dinâmica.


Além disso, ouça ativamente, pois qualquer pequena informação pode servir para despertar o interesse do cliente. Com eles nunca desista, sempre haverá algo que os motivará.


Cliente indeciso

Ao lidar com esse tipo de cliente, pode se tornar um pouco tedioso e repetitivo, pois esses usuários não têm certeza do que desejam e você precisa repetir as mesmas informações várias vezes.


Eles têm muitas dúvidas e tendem a não ser claros sobre as informações que lhes são fornecidas, razão pela qual a atenção dura por muito tempo.


Solução: Devemos abordar esses clientes com muita paciência e compreensão, o que é realmente eficaz é buscar a raiz de sua indecisão.


Dessa forma, você saberá o que o está impedindo e a conversa pode ser muito mais tranquila. Da mesma forma, não tente apressá-lo e deixá-lo dizer o que pensa e o que precisa.


Cliente impaciente

Os clientes impacientes representam um verdadeiro desafio para os profissionais de atendimento ao cliente, pois são difíceis de lidar.


Essas pessoas tendem a ser um pouco intolerantes, não aceitam falhas e não querem receber informações desnecessárias.


Eles muitas vezes dão desculpas sobre por que estão com tanta pressa, e sua atitude pode se tornar desafiadora.


Solução: Aqui é importante que sua atitude seja sempre boa, não se desespere e tente falar apressadamente. Assim, você vai gerar uma conexão que faz com que o cliente te entenda melhor e se torne mais paciente.


Cliente tagarela

No atendimento ao cliente, esses usuários são famosos por arrastar conversas e monopolizar a conversa.


Isso pode ser prejudicial para os agentes, pois os distrai do objetivo da conversa.

Além disso, eles tendem a interromper repetidamente, não de forma maliciosa, mas apenas quando isso faz com que a conversa se espalhe.


Solução: Seja amigável e interessado no que eles têm a dizer, porém, tente sempre voltar ao assunto principal.


Procure maneiras de direcionar a conversa e que você é quem a controla e orienta o cliente.


Nunca negligencie o tratamento respeitoso e, como nos anteriores, tente estabelecer uma conexão real que facilite o alcance do seu objetivo.


Esses cinco tipos de clientes vão aparecer na vida de qualquer negócio inúmeras vezes.


Por isso, saber tratá-los corretamente é essencial para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente.


Veja exemplos de tipos de clientes no vídeo abaixo.




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