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Saiba o que é comunicação digital e seus benefícios para o seu negócio

A comunicação digital é a base de todas as estratégias de marketing de uma empresa.


Se você pensar um pouco, ao projetar uma campanha de marketing digital você está procurando a melhor maneira de comunicar os atributos de sua marca para seus clientes em potencial.


Por isso, neste artigo vamos destacar a importância de criar estratégias de comunicação digital.


Todas as estratégias de marketing de posicionamento, ou qualquer campanha com um objetivo diferente, precisam de comunicação digital.


Para que uma boa campanha de marketing tenha sucesso, devemos escolher uma boa metodologia de comunicação que tenha ações e ferramentas adequadas para melhor veicular uma mensagem.


Portanto, uma campanha de marketing fará sentido se você definir primeiro o que deseja comunicar e como alcançá-lo. Uma vez que ambos os pontos estão na mesa, as estratégias podem ser estabelecidas.


Por isso, neste artigo você conhecerá os passos que deve seguir para criar uma boa estratégia e quais são mais adequadas ao seu negócio.


Como fazer uma estratégia de comunicação digital?


A seguir, você aprenderá a criar planos de comunicação digital eficazes para o seu negócio. Lembre-se, o sucesso não depende apenas desse plano, ele também é acompanhado por todo o seu plano de marketing.


Crie uma análise SWOT ou de situação


Antes de começar como você quer se comunicar, é importante que você analise onde você está. Portanto, o primeiro passo é criar uma análise SWOT que inclua:

  • As tendências do setor em que você se encontra.

  • As estratégias de comunicação digital da sua concorrência.

  • O que te diferencia dos seus concorrentes?

  • Quais são os fatores externos que podem modificar sua comunicação.

Defina uma ou mais metas


Agora que você sabe quais são as fraquezas, ameaças, pontos fortes e oportunidades do seu negócio, é hora de tirar conclusões dessa análise para definir as metas para a estratégia de comunicação digital da sua empresa.


Para conseguir isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Qual é o objetivo de criar uma estratégia de comunicação digital?

  • Por que é bom para o meu negócio?

  • O que eu quero alcançar ao criá-lo?

Essas três perguntas simples ajudarão você a ter clareza sobre o motivo da criação da estratégia de comunicação digital.


Reestude sua persona de comprador


É muito importante que a mensagem que você deseja transmitir chegue às pessoas certas.

A pessoa compradora, ou cliente ideal, deve ser criada corretamente.


Por isso, uma vez que você tenha clareza sobre o que deseja comunicar, é preciso verificar novamente se o seu público-alvo é adequado para a comunicação digital do seu negócio.

Lembre-se de não pular esta etapa, pois será inútil criar uma comunicação digital eficaz sem saber quem queremos atingir com nossas mensagens.


Conhecer muito bem nosso público significa que encontraremos as pessoas certas que estarão motivadas a receber sua mensagem.


Estabeleça canais de comunicação digital


Redes sociais, plataformas de vídeo, motores de busca, são muitos os canais de comunicação digital que a Internet nos oferece. Você só precisa escolher quais são os mais adequados para você e onde seus usuários estão mais localizados.


Além disso, não esqueça que as estratégias de comunicação digital também devem incluir seus canais de resposta ao cliente.


Ou seja, otimizar as entradas de comunicação como mensagens no Facebook ou WhatsApp. Para isso, recomendamos que você unifique todos os seus canais de comunicação em uma única plataforma.


Dessa forma, você não perderá o controle de todas as mensagens que seus usuários escrevem para você caso tenham alguma dúvida sobre sua marca. Criar uma boa experiência do usuário também deve fazer parte da sua comunicação digital.


Estabeleça indicadores e meça os resultados


O último passo, e não menos importante, é saber como alcançaremos nossos objetivos de comunicação digital.


Por isso, é necessário que você tenha algumas métricas como o alcance de suas publicações, a quantidade de interação que tiveram ou o número de mensagens que recebeu.


Isso ajudará você a saber se está gerenciando bem sua estratégia de comunicação digital.


Dessa forma, você pode melhorar ou alterar os planos de acordo com o estudo que está realizando.


Por fim, é importante que você saiba mensurar a experiência do usuário do seu negócio. Dessa forma, você estará ajustando a comunicação aos clientes que já compraram de você. Para conseguir isso, você pode enviar pequenas pesquisas recompensadas com desconto.




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